Coin News

Após ser contratado pela Binance, Henrique Meirelles elogia as criptomoedas: “Esse é o futuro”

6 Sep, 20223 min readRegulation
Após ser contratado pela Binance, Henrique Meirelles elogia as criptomoedas: “Esse é o futuro”

Em sua primeira entrevista após ter sido anunciado como membro do conselho consultivo da Binance, Henrique Meirelles falou sobre criptomoedas. O ex-presidente do Banco Central disse na segunda-feira (5) para o portal UOL que o foco do seu trabalho será na criação de normas e regulamentações e elogiou o potencial das cripto serem usadas para pagamentos rápidos e sem intermediários.

Na entrevista, Meirelles elogiou um dos princípios das criptomoedas, que é buscar ser um meio de pagamento sem necessidade de intermediação.

“É um mercado muito interessante, evidentemente novo, representa o futuro, tem ganhos importantes do ponto de vista econômico, na medida que pode proporciona pagamentos muito rápidos sem a necessidade da existência de intermediários, portanto fazendo operações mais rápidas, mais simples, e menos dispendiosas”, disse Meirelles ao UOL.

Sobre sua tarefa na Binance, Meirelles disse que é preciso “estabelecer normas e procedimentos” para o setor de criptomoedas e que uma das missões é “garantir o bom funcionamento do mercado”.

O ex-presidente do BC também falou sobre CBDCs (Central Bank Digital Currencys), sem citar especificamente o termo. “Já há um processo de estudo de diversos bancos centrais, inclusive do brasileiro, da criação de moedas digitais dos bancos centrais. Em resumo: esse é o futuro. O que nós temos agora é organizar isso da melhor maneira possível para que se possa prestar o melhor serviço para a população”, disse.

Perguntado se recomendaria o investimento em criptomoedas, Meirelles diz se trata de um investimento de risco, como em ações, e que cabe ao investidor analisar com cudiado todos os riscos envolvidos.

Para o jornal Folha de S. Paulo, Meirelles disse no domingo (4) que ainda precisa estudar sobre criptomoedas, mas que achou a proposta da Binance intereessante. O ex-presidente do BC disse ao veículo que não tem investimento em criptoativos.

Assista abaixo a entrevista ao UOL (Meirelles fala sobre criptomoedas logo no início de sua fala):

Em 2018, quando era Ministro da Fazendo do governo de Michel Temer, Meirelles disse em um encontro do G20 em Buenos Aires que a “tributação digital é um caminho natural, mas existem visões diferentes” e que “também existe uma discussão sobre o financiamento da infraestrutura e a regulamentação das criptomoedas”. As informações são do portal da revista Época Negócios.

Offshore

Um vazamento de informações escritório de advocacia Appleby, especializado em empresas offshores, mostrou em 2017 que Henrique Meirelles possui uma conta em uma paraíso fiscal. As informações são do portal BBC.

A prática não é ilegal e o ex-presidente do BC enviou uma cópia da sua declaração de Imposto de Renda para o portal Poder 360 para comprovar que estava operando dentro da legalidade.

Eleições 2022

Meirelles, que foi candidato à presidência em 2018 pelo MDB, já declarou que em um segundo turno entre Jair Bolsonaro e Lula, irá votar no petista.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store