Coin News

Amazon está desenvolvendo CBDC para o Banco Central Europeu

18 Sep, 20222 min readOther
Amazon está desenvolvendo CBDC para o Banco Central Europeu

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou a seleção de cinco novos parceiros em seus planos para lançar uma moeda digital de banco central (CBDC, na sigla em inglês). De acordo com o BCE, as empresas selecionadas vão ajudar a criar um protótipo do euro digital e cada uma delas terá um papel diferente na montagem do protótipo.

Entre as empresas selecionadas está a gigante de tecnologia Amazon, que será a responsável por desenvolver pagamentos de e-commerce dentro do projeto.

Além disso, o banco espanhol Caixa Bank vai desenvolver pagamentos online P2P para uma aplicação móvel. Enquanto isso, o serviço de pagamentos multinacional francês, Worldline, será o responsável pela versão offline.

Neste arranjo do BCE, os pagamentos no ponto de venda do pagador e do beneficiário estarão nas mãos da European Payment Initiative. Além dele, também integra o projeto a empresa italiana de tecnologia de pagamento Nexi.

O BCE abriu uma chamada para parceiros no final de abril e recebeu 54 entrevistados de bancos nacionais e empresas multinacionais de tecnologia. No fim, cinco prestadores de serviços foram selecionados com base em sua conformidade com “capacidades específicas” que eram uma vantagem sobre os critérios básicos exigidos.

CBDC

Conforme informou o anúncio do BCE, os primeiros testes vão ocorrer ainda este ano. Dessa forma, as empresas têm até o mês de dezembro para concluir as aplicações apresentadas para que o BCE possa avaliar as soluções.

Este processo faz parte de uma fase de investigação em curso que dura mais de dois anos. O BCE espera concluir esta fase até março de 2023, avaliando os MVPs produzidos, bem como o sucesso da colaboração entre os parceiros.

O BCE iniciou sua investigação sobre o euro digital em julho de 2021, mas não prometeu que emitiria a moeda digital no final. Agora, de acordo com o anúncio, a previsão é de lançamento ainda em 2023, depois da avaliação dos testes.

Quem também deve emitir uma CBDC no ano que vem é o Banco Central do Brasil, com o seu Real Digital.

Source

Subscribe to get our top stories

Coin News
App StoreApp Store